Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Verbesina floribunda Gardner NT

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-05-2012

Criterio:

Avaliador: Marcus Alberto Nadruz Coelho

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie com distribuição esparsa na região Sudeste e nos Estados da BA e DF, em várias formações vegetais, incluindo unidades de conservação (SNUC). EOO>20.000 km² e mais de 10 situações de ameaça.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Verbesina floribunda Gardner;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Verbesina pseudoclausseni ;
  • > Verbesina clausseni ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Verbesina floribunda se assemelha a Verbesina glabrata, da qual se diferencia por possuir capítulos discóides (enquanto V. glabrata apresenta capítulos radiados). Também, às vezes é confundida com Verbesina claussenii, da qual se diferencia por apresentar folhas maiores e indumento pubérulo, menos denso. É recomendável ter atenção quanto a identificação dessa espécie, caso seja realizado futuramente algum tipo de estudo de ecologia (Bringel Jr., com. pessoal).

Distribuição

Verbesina floribunda ocorre em todos os Estados da região sudeste, na Bahia e no distrito Federal (Mondin; Bringel Jr, 2012).

Ações de conservação

4.4.2 Establishment
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e no Parque Estadual do Ibitipoca (CNCFlora, 2011).

Referências

- MONDIN, C.A.; BRINGEL JR., J.B. A. Verbesina in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB116458>.

- Base de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

Como citar

CNCFlora. Verbesina floribunda in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Verbesina floribunda>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/05/2012 - 18:52:50